Backup
Capa secunix

A importância do backup em sua empresa

          Toda empresa precisa guardar seu maior bem: a informação. Em algum momento, já identificou a importância de armazenar as informações de sua empresa com segurança? 

              Seus dados estão sendo armazenados com segurança? Conheça o Backup Criptografado e entenda como a SecUnix IT pode ajudar com a segurança dos seus dados.
             O backup é uma ferramenta muito valorizada por quem já perdeu informações e não teve possibilidade de recuperá-las. Portanto, é um método altamente recomendável devido a frequência com que se perde a informação digital, seja por ações despropositadas do usuário, mau funcionamento dos sistemas, falha nos discos ou mesmo remoção acidental de arquivos. Muitos não conhecem os programas ou recursos corretos para se criar um mecanismo de backup bem implementado.
            O processo de recuperar dados do backup é conhecido como restauração e, mais importante que manter as cópias de segurança atualizadas, conseguir restaurá-las em caso de desastre é muito significativo. Atuamos com os mais diversos serviços de backup desde: Réplica de dados, Criptografado¹, Versionamento de Arquivos, Redundância², Retenção de dados, Disaster Recovery³ entre outras.

Por que optar pela ferramenta backup?

        Algumas empresas acreditam que, este tipo de funcionalidade é desnecessária, ou tem receio para tal investimento. Neste segmento, imagine uma rede de lojas que perde o cadastro dos clientes que estão na situação de dívida. Este evento seria desastroso para a empresa. Existem diversas situações onde há risco de perda de dados e tomar iniciativas preventivas a fim de evitar os riscos para o processo é essencial.

      Segundo pesquisa realizada pelo site World Backup Day, uma em 3 pessoas nunca fez backup, 29% dos desastres são acidentais e 1 em 10 computadores está infectado com vírus, eventualmente estas situações causam percas desastrosas. 

        O Backup tem o intuito de realizar a cópia de informações, evitando graves perdas de informações, durante o processo corporativo.

Saiba mais sobre os tipos de backup

É a cópia segura dos dados em um disco rígido externo, uma unidade flash ou em fitas. É um backup seguro e com acessibilidade para restauração de uma maneira mais rápida .

Não necessita de drivers físicos. É um backup seguro, e não requer um investimento inicial, apenas a contratação de um espaço ou servidores externos. Além de não precisar de constantes manutenções, possui a flexibilidade de espaço de uma maneira bem rápida e simples.

Algumas formas de backup

Realiza a cópia completa de tudo que há no sistema. A vantagem deste processo é que a empresa contará com a cópia íntegra de todos os seus dados.

Realiza a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo (full). Neste caso, exige menos espaço em disco do que o completo, tornando o processo mais dinâmico.

Realiza a cópia das últimas alterações relativas ao último backup. Este é o processo mais rápido dentre os três, e requer pouco espaço para o armazenamento das informações. Seu tempo para restauração também é considerado o mais rápido. Contudo ressaltamos que, apesar das diversos formas de backups físicos, destacamos a importância de atuar em conjunto com o sistema em Cloud Computing , garantindo o armazenamento seguro.

Não compreendeu algum termo? Explicamos!

O Backup Criptografado significa um nível extra de segurança de dados, onde um novo dispositivo, seja ele primário ou secundário, recebe uma camada de proteção “embaralhada”, dessa maneira dificulta a ação dos Hackers e sistemas mal intencionados.

Redundância significa ter um dispositivo (b) trabalhando em conjunto com o dispositivo principal (a). Quando o dispositivo principal falha (a), o dispositivo secundário (b) continua salvando os dados, de tal forma que possa aplicar medidas corretivas para a solução do problema.

É um Plano de Contingência que envolve um conjunto de procedimentos que permitem a recuperação do funcionamento da infraestrutura tecnológica ou sistemas vitais perante um desastre natural, furto, ações mal intencionadas de terceiros e eventos provocados pelo homem.

Fale conosco