BACKUP

A importância do backup em sua empresa

Antes de mais nada, toda empresa precisa guardar seu bem maior: a informação. Por isso iniciemos com o seguinte ponto. Já pensou na importância de armazenar as informações com segurança? Caso a resposta seja negativa, melhor rever os conceitos de sua empresa, acima de tudo quando a questão for segurança. Então, para ajudarmos neste ponto, ressaltamos que a utilização da restauração dos dados, também conhecido como backup criptografado é inegavelmente aconselhável e, sobretudo é significativo manter as cópias atualizadas e em segurança. Certamente, resgatá-las de forma rápida, diminui a paralisação da operação, causando maiores transtornos. 

Indicar o que significa o Backup.


Portanto, o backup criptografado é uma ferramenta muito valorizada por quem já perdeu informações e não teve possibilidade de recuperá-las. No entanto, antes de armazenar é interessante conferir se tudo que você armazenou está em perfeito estado. Em outras palavras, a implantação bem-sucedida de algum tipo de software, que realiza este tipo de método em sua empresa é muito significativa. Dessa forma evitará uma surpresa desagradável, quando for consultar os dados. 

Sobretudo, indicamos que a ferramenta backup, é uma excelente solução para recuperar as informações, caso os computadores (ou programas) da sua empresa venham a dar problemas. Embora, tenham a atenção sobre o fato, é importante que você faça diariamente o backup dos arquivos, uma vez que exista valor as informações de sua empresa. Em suma, a SecUnix IT pode ajudar com a segurança dos seus dados, pois atuamos com os mais diversos serviços de backup: réplica de dados, backup criptografado¹, versionamento de arquivos, redundância², retenção de dados, disaster recovery³ entre outras.

Por que optar pela ferramenta backup?


A princípio, algumas empresas acreditam que, este tipo de funcionalidade é desnecessária e tem receio para o investimento. No entanto, segundo pesquisa realizada pelo site World Backup Day, uma a cada três pessoas, nunca fizeram backup. Também foi constatado que 29% dos desastres, as causas foram acidentais. Contudo, um a cada 10 computadores, estão infectado com vírus, causando perdas significativas.

Imagine uma rede de lojas, sendo que por conta de um erro operacional, perde o cadastro dos clientes que estão na situação de dívida com a loja? Certamente, Isso seria uma falha desastrosa, pois deixaria e empresa em uma condição delicada. Por isso, devemos adotar medidas preventivas, assim evita transtornos desnecessários. 

Algumas tipos de backup

Armazenamento Local

É a cópia segura dos dados em um disco rígido externo, uma unidade flash ou em fitas. É um backup seguro e com acessibilidade para restauração de uma maneira mais rápida.​

Armazenamento Externo / Nuvem

Não necessita de drivers físicos. É um backup seguro, e não requer um investimento inicial, apenas a contratação de um espaço ou servidores externos. Além de não precisar de constantes manutenções, possui a flexibilidade de espaço de uma maneira bem rápida e simples.​

Algumas formas de backup

Realiza a cópia completa de tudo que há no sistema. A vantagem deste processo é que a empresa contará com a cópia íntegra de todos os seus dados.

Realiza a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo (full). Neste caso, exige menos espaço em disco do que o completo, tornando o processo mais dinâmico.

Realiza a cópia das últimas alterações relativas ao último backup. Este é o processo mais rápido dentre os três, e requer pouco espaço para o armazenamento das informações. Seu tempo para restauração também é considerado o mais rápido. Contudo ressaltamos que, apesar das diversas formas de backups físicos, destacamos a importância de atuar em conjunto com o sistema em Cloud Computing, garantindo o armazenamento seguro.

Nota/Referência

O backup criptografado significa um nível extra de segurança de dados, onde um novo dispositivo, seja ele primário ou secundário, recebe uma camada de proteção “embaralhada”, dessa maneira dificulta a ação dos hackers e sistemas mal-intencionados.

Significa ter um dispositivo (b) trabalhando em conjunto com o dispositivo principal (a). Quando o dispositivo principal falha (a), o dispositivo secundário (b) continua salvando os dados, de tal forma que possa aplicar medidas corretivas para a solução do problema.

É um plano de contingência que envolve um conjunto de procedimentos que permitem a recuperação do funcionamento da infraestrutura tecnológica ou sistemas vitais perante um desastre natural, furto, ações mal-intencionadas de terceiros e eventos provocados pelo homem.