MONITORAMENTO DE REDE

O monitoramento de TI e sua importância

Primeiramente, destacamos que por conta da tecnologia, o setor da TI, se tornou uma área ligada diretamente ao business da empresa. Certamente qualquer descuido pode levar seus negócios a grandes prejuízos. Porventura, o departamento de TI gastou mais tempo do que o normal, tentando identificar algum tipo de falha na rede? É provável que as áreas de TI, dependam de ferramentas que otimizam o desempenho da rede. Dessa forma, evita erros, deixando a estrutura proativa e preparada para eventuais problemas. 


Aliás, ter um ambiente mapeado e monitorado é imprescindível para o processo de crescimento de sua empresa. Portanto, se sua empresa possui um ambiente de TI bem planejado, está mais que justificado as chances de sucesso no mercado corporativo. E, mesmo que, a empresa não possua foco na área de TI, todos dependem hoje da Internet e dos serviços que ela disponibiliza.

 

O monitoramento de rede serve para reforçar a sua segurança e, é um processo ativo, e não passivo. Sua função é realizar o acompanhamento da disponibilidade de um serviço ou uma aplicação, afim de alertar a área de TI. Além dos alertas, o monitoramento facilita a centralização dos dados coletados do ativo monitorado, transformando em dados em gráficos. Dessa forma, o administrador do sistema ou da rede, consegue acompanhar o desempenho da sua aplicação, do seu link de internet ou mesmo do seu servidor.

Em outras palavras, é preciso manter sempre o melhor desempenho de redes, servidores, aplicações entre muitos outros. Afinal, as redes precisam estar disponíveis o tempo todo. Em suma, a SecUnix IT destaca que é necessário o monitoramento da rede da empresa. Saiba mais sobre o monitoramento de rede e o impacto dele sobre a operação da sua empresa. Estabilidade e segurança são apenas alguns dos benefícios.

Quais as vantagens do monitoramento de rede em sua empresa? 

Quando falamos em vantagens, este ponto não está atribuído apenas para a questão financeira, e sim, geral. Ou seja, leva em consideração a modernização da estrutura, praticidade, controle das informações e tantas outras funcionalidades. Abaixo segue alguns pontos importantes:

  • Redução de custos;
  • Verificação da utilização de banda;
  • Analisa o tempo de “vida” dos ativos de rede (roteadores, switches, access points);
  • Verificação dos serviços operacionais em tempo real;
  • Identificação de erros, realizando a correção de falhas;
  • Acompanhamento do crescimento do ambiente de TI;
  • Reduzir incidentes que causem downtime;
  • Relatórios – Gere relatórios para apresentação à coordenação e equipe técnica.

Qual a diferença entre NOCs e SOCs? 

NOCs

Network Operations Center (Centro de Operação de Rede), conhecido como NOC, é o local responsável pelo gerenciamento centralizado das redes de comunicação pública ou privada de um órgão. Neste espaço utiliza-se programas para monitorar, em tempo real, os principais equipamentos de uma rede. Ou seja, computadores, roteadores, gateways e até ERBs.

SOCs

Security Operations Center (Centro de Operações de Segurança), ou apenas SOC, é um termo utilizado para designar uma plataforma de reação a incidentes de segurança virtual. Tem como principais atividades: identificação de ameaças de segurança, correção de vulnerabilidades, reação rápida a ataques virtuais, coleta, armazenamento e análise de relatórios sobre brechas digitais.