CABEAMENTO ESTRUTURADO

O que é cabeamento estruturado?

De fato, o cabeamento estruturado consiste na padronização de uma estrutura de rede. Ou seja, é a implantação do sistema de cabos que ligará os computadores e servidores da empresa. Quando é realizado de forma correta, a rede de cabeamento fica flexível, assumindo maior independência. Este processo certamente, facilita o funcionamento da rede e isso inclui: servidores, estações, impressoras, telefones, switches e roteadores. 

             

Em outras palavras, entende-se que o cabeamento estruturado auxilia no transporte de sinais emitidos por um emissor até ao respectivo receptor. Podendo combinar cabo UTP¹, blocos de conexão e adaptadores, entre outros elementos. Isto é, a empresa evita a perda de tempo, quando existe a reestruturação da rede, bem como a atualização do sistema de cabeamento. Acima de tudo, realizar um planejamento rigoroso irá prevenir problemas que pode diminuir drasticamente a performance de sua rede. 

Além disso, atualizar o sistema de cabeamento, diminui altos custos e facilita as futuras manutenções na rede da empresa. É provável que o processo tecnológico continue a evoluir; uma rede corporativa², precisa ter o suporte para aplicações de voz, vídeo, dados e multimídias. Afinal, o rápido crescimento na capacidade de processamento, o aumento do porte das redes, juntamente com a introdução de métodos de acesso de maior velocidade, criou uma necessidade incontestável de sistemas de cabeamento confiáveis e gerenciáveis (estruturados). 

Portanto, o cenário atual dos negócios exige uma tecnologia avançada, bem como é necessário estar preparado para o mercado competitivo. Por isso, a capacidade de permitir que a informação seja compartilhada ou transmitida através de uma rede estruturada, se faz muito importante. Em suma, a SecUnix IT indica que o cabeamento estruturado faz a diferença na estrutura da sua empresa agilizando processos e reduzindo custos com manutenção. Fale conosco e saiba mais.

Os benefícios do cabeamento estruturadodo

  • Facilita o acréscimo de novos pontos de rede;
  • Alta durabilidade, o sistema é feito para durar aproximadamente 10 anos;
  • Livre circulação de dados, não existem congestionamentos de rede;
  • Prevenção de possíveis curtos e panes de sistema;
  • Isolamento de sistemas com defeito, sem interferência nos demais;
  • Transferência de dados em diversos formatos, voz, imagem, som etc;
  • Manutenção mais rápida estrutura;
  • Deixa de modo prático o serviço dos responsáveis de infraestrutura;
  • Têm melhor aproveitamento no termo de energia (Cabeamento novo);
  • Suporte a novas tecnologias e muito mais.

Nota/Referência:

Também conhecido como “Par Trançado Não Blindado” é o tipo de cabo mais utilizado para criar redes de computadores baseados em fios. Ele é vantajoso devido ao seu baixo custo, sua facilidade de instalação, flexibilidade em mudanças e alterações, e têm capacidade de suportar a completa largura de banda LAN.

É, um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais como: computadores pessoais, servidores de documentos e arquivos, impressoras, câmeras de vídeo.